Aves - tira

Aves - tira
Debicadas e chilreios sempre fizeram parte da minha vida. Agora tenho a oportunidade de partilhar convosco as imagens que vou capturando por ai.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Imperdoável!...

Hoje estou desolado. Há já algum tempo que tinha reparado que a habitual movimentação da Gralha-de-nuca-cinzenta, que nidificava na zona industrial de Castelo Branco há décadas, havia cessado. Comentei o assunto com a minha esposa e, com alguma esperança de que nada de grave lhes tivesse acontecido, decidimos que as aves, após o nascimento das crias deste ano, se teriam deslocado para o campo onde o alimento seria mais abundante, coisa que, aliás, faziam todos os anos. No entanto, hoje, ao passar na zona de carro, constatei que a empresa proprietária das estruturas de sustentação dos cabos eléctricos onde as Gralhas faziam o ninho vedou todos os orifícios dos postes com chapas metálicas. Não é que não entenda a razão de tal procedimento: animais de tamanho relativamente grande, transportando todos os tipos de objectos para a construção dos ninhos e defecando dia após dia no mesmo local, é lógico que provocariam eventualmente estragos ou mesmo um ambiente relativamente difícil para quem tenha de fazer a manutenção das instalações. O que a mim me faz impressão é que empresas que supostamente se preocupam com o ambiente e que gastam, anualmente, rios de dinheiro em publicidade pró-natureza e de sensibilização ambiental, não tenham, antes de tomar uma decisão tão drástica, pensado em soluções alternativas como por exemplo a criação de novos locais de nidificação nas imediações. As questões que eu me coloco neste momento são: onde é que as Gralhas-de-nuca-cinzenta, que já não são assim tão abundantes, terão nidificado este ano e que futuro estará reservado para aquela antes próspera colónia?

Deixo aqui aquele que terá sido o meu último registo, naquele local, desta ave tão característica.


Gralha de nuca cinzenta/Jackdaw
Corvus monedula


Castelo Branco
30 de Setembro de 2012

Sem comentários: